Para quem não conhece este histórico dilema – A Escolha de Sofia – segue uma breve contextualização para que eu me faça entender com este ardil para explicar como será difícil cumprir minha obrigação cívica no próximo dia 31 de Outubro.
A escolha de Sofia é sempre evocada quando temos um dilema “indecidível” (acabei de cirar este neologismo). Sofia era uma mãe polonesa que foi presa e levada por soldados alemães nazistas para um campo de concentração. Não se sabe ao certo se durante sua prisão ou mesmo no campo de concentração, seus algozes a fizeram escolher entre os dois filhos quem deveria morrer e logicamente quem deveria permanecer vivo. Caso ela se recusasse a escolher apenas um, ambos seriam mortos!!! A ficção desta história é narrada em filme que rendeu um Oscar de melhor atriz a Meryl Streep em 1983.
A relação que vou fazer do momento político que vivemos atualmente com a escolha de Sofia não foi trazido a público por mim. Há um texto na internet com autoria atribuída ao Rodrigo Constantino (Colunista dos Jornais O Globo e Valor Econômico) que pode ser lido na íntegra neste link abaixo.
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2009/12/serra-ou-dilma-escolha-de-sofia.html
Assim como Sofia, me sinto compelido a tomar uma decisão extremamente dolorosa e descabida. De um lado, a Dilma que oferece em seu cardápio a perpetuação e proliferação de um modelo de governo populista e egocêntrico. De outro o Serra, com um menu de política neo liberal instaurada pelo FHC e sua turma. Não falei de corrupção como atributo exclusivo para um deles apenas porque esta vem como brinde em ambos os casos.
Assim meus caros amigos, pensem bem na decisão a ser tomada. E saibam que infelizmente, na minha opinião, o resultado nesta caso pouco vai importar... mas assim como Sofia, a decisão tem de ser tomada. E também como Sofia, teremos que eleger um critério para tomar esta decisão. Elejam o seu e não deixem de cumprir o seu dever cívico no dia 31 de Outubro, pois pior que decidir errado é deixar que os outros decidam por você.
[Eleições] Respondendo sobre PESQUISAS ELEITORAIS.
-
*(Texto originalmente publicado no jornal O Correio do Cidadão em 2012)*
Com o clima eleitoral esquentando com a divulgação de um sem número de
enquetes, ...
Há 8 anos