quinta-feira, 24 de junho de 2010

Marketing de Guerrilha na Copa 2010

Cervejaria dá apoio jurídico a holandesas presas na Copa

Torcedoras são destaque na arquibancada durante vitória da Holanda

Uma cervejaria holandesa está dando suporte legal e assistência para duas holandesas que foram acusadas de promover um golpe publicitário ilegal durante a Copa do Mundo em Johannesburgo.

Elas faziam parte de um grupo de mais de trinta mulheres que usavam vestidos laranjas sumários em uma estratégia de propaganda ilegal supostamente realizada pela cervejaria Bavaria em uma partida entre a Holanda e a Dinamarca na segunda-feira.

"Infelizmente, a Bavaria foi envolvida na confusão relacionada com a prisão de duas mulheres usando vestidos laranjas que também são utilizados por várias mulheres na Holanda e torcedoras de futebol", disse, em nota oficial, a cervejaria na quarta-feira.

"Não é possível que a Fifa veja essas mulheres como responsáveis, já que elas apenas participaram de um jogo vestindo a cor da Holanda e a Bavaria está fazendo todo o possível para ajudar as holandesas presas," disse a nota.
A Budweiser, da Anheuser Busch, é a cerveja oficial do torneio, e a Fifa protege agressivamente os seus patrocinadores de marcas que não são parceiras da entidade.

"A Bavaria vai pedir para a Fifa parar imediatamente de intimidar torcedoras da Holanda," disse a cervejaria holandesa.

A cervejaria já teve conflitos com a Fifa antes com torcedores que usavam roupas de cor laranja dentro do estádio. Quatro anos atrás, na Copa do Mundo da Alemanha, dezenas de holandeses assistiram um jogo só de cuecas após fiscais no estádio ordenarem que eles removessem os calções laranja com o nome da Bavaria.

"Estamos nos sentindo um pouco usadas pela Bavaria," disse Cindy van Dieren, segundo o jornal holandês ,i>Daily Telegraaf, citando uma das mulheres que usavam o vestido.

A Bavaria argumentou em sua nota que o objetivo da manobra era "despertar prazer e entusiasmo" entre os torcedores e que os vestidos não carregam "nenhum logotipo ostensivo da marca".

Fonte:  http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4501357-EI15714,00-Cervejaria+da+apoio+juridico+a+holandesas+presas+na+Copa.html

2 comentários:

Rogério disse...

Caro Prof. Alexandre...

Deixando à parte meu contantamento esfusiante pelas belas mulheres que deixaram este mundial muito mais bonito e, em especial aquelas fizeram parte desta ação - que tem meu apoio irrestrito! e... meu amor eterno! hehehe - apenas para complementar, este tipo de ação pode ser classificada como uma ação de "ambush marketing" ou marketing de "emboscada", que é uma ação planejada para inserir uma marca em um evento sem que esta seja um dos patrocinadores oficiais.
Um exemplo clássico foi quando a brahma fechou contrato com Bebeto e Romário para que eles fizessem o sinal da "número um" na hora em que eles marcassem um gol!...
Na minha avaliação é um misto de inteligência e pirataria no marketing.

Alexandre Júnior disse...

Prof. Rogério,
Dentro da literatura... o próprio Marketing de Emoscada é tida como uma estratégia de Marketing de Guerrilha. Se souber de alguma fonte que contrarie isto, por favor me passe o quanto antes de modo que possamos corrigir aqui no Blog. Fora isso... gostei do seu comentário... era bem isso que eu pretendia quando idealizei este blog... um espaço para discussão e debate entre amigos e curiosos.

Abraço.

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