quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tryvertising (teste antes de comprar)

Esta é a palavra do momento para alguns departamentos de marketing, sempre ávidos por seguir as tendências do momento, e vem figurando como importante ferramenta de marketing e atraindo cada vez mais a atenção de agências e anunciantes.

Tryvertising (do inglês, try + advertising), representa a estratégia para promoção do contato direto do cliente com o produto por meio da experimentação e não apenas por uma mensagem publicitária. Em termos práticos implica no conceito “teste antes de comprar”.

Capa da Revista de Marketing (Junho/2010)

No Brasil o tryvertising virou moda com a chegada do conceito de “loja grátis”, um modelo de varejo que mistura marketing promocional, experiência de consumo e pesquisa de mercado com o objetivo de avaliar o índice de aceitação de determinado produto.

Pode ser considerada uma evolução da tradicional distribuição de amostras grátis, que por serem diferenciadas quanto ao tamanho de sua embalagem, não representavam uma experiência fidedigna de consumo. Com o tryvertising promove-se esta experiência de consumo com uma importante contrapartida – o feedback que os clientes proporcionam através das pesquisas aplicadas pelas empresas. Desta forma erros e acertos do produto, desde sua embalagem até a formulação, são identificados e devidamente corrigidos.

Outro importante aspecto é relatado por Roberto Kanter, Professor do MBA de Marketing da Fundação Getúlio Vargas, “vivemos um momento onde modelos de WEB 3.0 transformaram as redes sociais em poderosas ferramentas de marketing boca a boca. Esse é o grande lance do tryvertising: o consumidor visita a loja, experimenta o produto, acha legal e multiplica sua experiência via internet”.

Sugestões de links para saber mais sobre Tryvertising;
WWW.clubeamostragratis.com.br    WWW.samplecentral.com.br    WWW.tryoop.com.br

4 comentários:

Rogério disse...

Caro Prof. Alexandre Jr.

Estou gostando muito do seu blog... continue postando sobre estas "tecnologias" interessantes nesta área tão dinâmica do marketing.

Alexandre Júnior disse...

Obrigado Prof. Rogério... a idéia é compartilhar idéias, assuntos, notícias e inquetudes neste espaço aberto para discussões.

Mazzoni disse...

Interessante este conceito, deve ter sido baseado num antigo conceito que não tem nome mas poderia ser chamado de trywedding... Abraços

Alexandre Júnior disse...

Michel,
Sabe que não seria uma má idéia isso!!!

Abraço

Postar um comentário