Para quem não conhece este histórico dilema – A Escolha de Sofia – segue uma breve contextualização para que eu me faça entender com este ardil para explicar como será difícil cumprir minha obrigação cívica no próximo dia 31 de Outubro.
A escolha de Sofia é sempre evocada quando temos um dilema “indecidível” (acabei de cirar este neologismo). Sofia era uma mãe polonesa que foi presa e levada por soldados alemães nazistas para um campo de concentração. Não se sabe ao certo se durante sua prisão ou mesmo no campo de concentração, seus algozes a fizeram escolher entre os dois filhos quem deveria morrer e logicamente quem deveria permanecer vivo. Caso ela se recusasse a escolher apenas um, ambos seriam mortos!!! A ficção desta história é narrada em filme que rendeu um Oscar de melhor atriz a Meryl Streep em 1983.
A relação que vou fazer do momento político que vivemos atualmente com a escolha de Sofia não foi trazido a público por mim. Há um texto na internet com autoria atribuída ao Rodrigo Constantino (Colunista dos Jornais O Globo e Valor Econômico) que pode ser lido na íntegra neste link abaixo.
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2009/12/serra-ou-dilma-escolha-de-sofia.html
Assim como Sofia, me sinto compelido a tomar uma decisão extremamente dolorosa e descabida. De um lado, a Dilma que oferece em seu cardápio a perpetuação e proliferação de um modelo de governo populista e egocêntrico. De outro o Serra, com um menu de política neo liberal instaurada pelo FHC e sua turma. Não falei de corrupção como atributo exclusivo para um deles apenas porque esta vem como brinde em ambos os casos.
Assim meus caros amigos, pensem bem na decisão a ser tomada. E saibam que infelizmente, na minha opinião, o resultado nesta caso pouco vai importar... mas assim como Sofia, a decisão tem de ser tomada. E também como Sofia, teremos que eleger um critério para tomar esta decisão. Elejam o seu e não deixem de cumprir o seu dever cívico no dia 31 de Outubro, pois pior que decidir errado é deixar que os outros decidam por você.
6 comentários:
Ale, colaborando ainda mais para a decisão de todos, em meu blog (cristianosiben.blogspot.com) coloquei o link abaixo, demonstrando que ambos candidatos veem de um escola parecida (se não igual).
Em meu ver, não teremos grandes mudança seja quem for o vencedor. No caso da Dilma, por querer manter a egemonia do PT no poder, já o Serra, não daria um Tiro no Pé, mudando as policitas sociais atuais. Abraços.
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-e-serra-beberam-da-mesma-fonte-economica,618878,0.htm
Cristiano,
Como eu falei no post... independente da escolha... o resultado será danoso para o nosso país!!! Mas ainda assim, temos que adotar um critério (tal qual Sofia) e tomar uma decisão!!! Vou ler o seu link e me inteirar mais sobre as "não diferenças" entre os nossos candidatos.
Bom, vocês sabem que nunca fui fã do Serra, que votei na Marina no primeiro turno e que estas eleições conseguiram me decepcionar ainda mais (Maluf, Justus, Garotinho, Weslian, Netinho, Romário e inúmeros outros que se não são ladrões natos pouco entendem de política).
Porém, como rodei este país no último ano posso afirmar: o PT fez um estrago! Na onda dos resultados plantados pelo FHC (não é ele o neo-liberal, mas o mundo) este governo colhe os frutos com popularidade. Claro que o bolsa família também ajuda. Mas o pior, é ver o PAC servindo de ajuda aos estados e municípios aliados para fazer campanha. Isso mesmo, dinheiro do imposto de todos que só é liberado nas regiões onde os "companheiros" estão no poder. Por falar em companheiros, encontrei um vigia que é diretor de compras de uma cia municipal.
De qualquer forma, nesta eleição vou do menos pior. Triste, mas é real.
Recomendo:
http://mazzoni.blog.com/2010/09/26/meu-partido-e-o-brasil/
Abraço
Michel,
Mais uma vez obrigado por contribuir com esta discussão. É triste assistir este retrocesso democrático com a protagonização de um camarada que tinha tudo para entrar para a história de outra maneira... como um estadista que consolidou ainda mais a democracia e reconduziu o país ao crescimento econômico, com ganhos significativos na área social. Mas ao contrário, preferiu seguir o exemplo de seu companheiro Chavez, com ações e atitudes populistas e eleitoreiras. Meu voto não tem cara, identidade ou programa de governo... vou votar contra o que George Orwel bem abordou no seu clássico A Revolução dos Bichos - "todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros". É assim que pensa o Lula para apadrinhar e acobertar seus cupinchas. Vou ler este seu post que você indicou. Abraço
Caro Alexandre,
Faço esta abordagem não para decidir qual filho sofia deverá escolher, mas para afirmar que o Brasil esta acima de qualquer um deles, se for escolhido à mulher, contra ela, tem-se um vice aticulardor, com conhecimentos jurídicos ímpar e um grande partido por trás, capaz de sepulta-lá antes mesmo de qualquer escanda-lo(leia-se sofrer um impcheament). Caso Sofia (os brasileiros) escolha o filho homem a sobreviver, este também deverá por o Estado Brasileiro acima dele proprio e de seu partido, afinal contra ele terá um congresso contra. Qualquer escolha que sofia fizer, este deverás fazer o Brasil seguir em frente, se o país o atropela!
Assim concluo amigo, acredito que o Brasil continuará crescrendo, mesmo com esse bando de palhaços que agora terá um profissional entre eles, pior do que está não fica, mas não é isso que queremos, ficaremos ainda maior, mais respeitado e sairemos do BRIC para forma o proximo G4(Brasil, India, China e Russia).
Abração
Victor Barreto
Victor,
Obrigado pela colaboração... já não era sem tempo você deixar registrado aqui no FALATÓRIO a sua opinião sobre um post nosso. Abraço
Postar um comentário