Fico pensando até quando vamos estar cercados de “espertões”. Chamo de “espertões” aqueles brilhantes indivíduos que demonstram toda sua capacidade de ser melhor que eu ou você, furando filas como se todos os idiotas que estivessem ali apenas por termos menos QI (quantidade de idiotice) que ele!!! Ou aquele “espertão” que fura o sinaleiro pela manhã porque está com pressa, mesmo a despeito daqueles seres que acordam mais cedo porque têm a sinistra vontade de respeitarem o trânsito e o próximo.
O “espertão” está disseminado por todos os níveis sociais e enraizado na cultura popular tupiniquim. Infelizmente!!!
Ele nasce quando se ainda é muito jovem. Quando se joga um papel de bala no chão na frente do pai e, ao invés de repreensão, este pai “zeloso” prefere pisar no papel para que outros não vejam. Mal sabe ele que, ao tomar tal atitude, está pisando na nossa civilidade, na capacidade de pensarmos no coletivo. Que uma atitude isolada acaba influenciando toda uma coletividade. Este é o mesmo papel de bala que matou dezenas de pessoas em duas das maiores capitais do país recentemente com as grotescas enchentes e seus bueiros entupidos!!!
Mas este espertão vai crescendo... percebe que mais vale a pena ver um programa legal na TV ou se divertir com os amigos, a ter que estudar para a prova do dia seguinte. Ele sabe que algum idiota vai estudar e passar as respostas para ele. Desta forma ele vai adquirindo experiência em vida fácil e sem estresse. Mas eis que surge um pequeno dilema em sua descomplicada vida – “para quê se esforçar se eu consigo sempre uma alternativa mais fácil e que me dá um resultado bacana?”.
O resultado deste dilema é sabido e vem bem rápido. O esforço e a dedicação cedem espaço para o fácil e sem compromisso... e o pior, os “espertões” começam a perceber que há muito mais pessoas parecidas com ele e, pior ainda, em grande parte são estas que vem se destacando na nossa sociedade!!!
Empresários e seus funcionários inescrupulosos na eterna batalha de Gérson... pode mais quem chora menos, ou seria o contrario??? Políticos e funcionários públicos desonestos que mesmo a despeito de ocuparem funções de zelo pelo bem coletivo, buscam a todo e qualquer custo o seu bem estar individual, mesmo que isto signifique roubar. Afinal de contas, se eu não roubar, outro ainda mais “espertão” que eu vai me superar nesta empreitada!!!
E assim caminha a nossa sociedade de “espertões”... até chegar às polpudas aposentadorias, cheias de privilégios. Mesmo que isto signifique que vai faltar dinheiro para aquele camarada idiota que se empenhou mais de 35 anos com pesadas jornadas de trabalho que acabaram prejudicando sua saúde. Logo agora que este desprovido de inteligência precisa de amparo, terá que ouvir do Estado que não há orçamento para aumentar sua digna aposentadoria de R$ 500,00 ou qualquer coisa do tipo. Isto porque os “espertões” já tomaram conta de boa parte do orçamento com aposentadorias que muitas vezes chegam a 100 vezes o valor médio do nosso pobre aposentado que contribuiu anos a fio com o INSS. Mas por quê? Ou para quê?
Para este pobre coitado eu só tenho uma coisa a dizer... quem mandou não jogar papel de bala no chão enquanto ainda era criança!!!
2 comentários:
Que neste ano Eleitoral, seja este o pensamento presente em 1/3 de nos brasileiros.
Amém!!!
Se bem que não tenho esta esperança... acho que o país está sim mudando, mas ainda é uma mudança lenta, porém contínua!!!
Postar um comentário