quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vestindo a Camisa da Inovação

Segundo o Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Inova%C3%A7%C3%A3o) inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de idéias e invenções assim como a exploração económica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.

Tida como uma característica desejável em todos os funcionários... será que as empresas estão preparadas para funcionários com o espírito da inovação? Creio que não!

Inovar está diretamente relacionado à quebra de paradigmas. Contrariar a ordem estabelecida pelos padrões e normas da empresa e até do mercado. O inovar caminha na contra mão do “estar acostumado”. Mexer na zona de conforto das pessoas.

Mesmo sem ter conhecimento teórico profundo sobre este tema, me permito afirmar que há diferentes graus de inovação (atribuindo números na camisa do time da inovação que criei para ilustrar a colocação).


A inovação nem sempre está ligada à experiência e/ou conhecimento prévio relacionado diretamente com esta inovação. Inovações geralmente pedem muita inspiração e mais ainda – transpiração. É persistência para mudar mesmo!

Inovar não é uma característica que surge por geração espontânea!  Deve ser estimulada nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia. Mude simplesmente o caminho que faz para ir ao trabalho ou faculdade. Mude sua rotina de trabalho. E, sobretudo, sempre faça um exercício diário de futuro – o que minha empresa poderia fazer caso seus produtos não tivessem mais demanda? O que eu poderia fazer caso minha profissão deixasse de existir? O que eu poderia fazer para facilitar a vida das pessoas? O que eu posso fazer para surpreender meu cliente?

Inicialmente se preocupe com as perguntas e quando menos esperar, pode ser que surjam respostas que o façam entrar no time dos inovadores, quer seja usando a camisa I 9, I 10 ou até mesmo a tão sonhada I 11.

0 comentários:

Postar um comentário