Outro dia ouvi na CBN o seguinte conto, que de forma prática ensinava como dar a mesma informação ao seu interlocutor de maneira diferente.
“um belo dia o Sultão sonhou que perdera todos os seus dentes e pediu que lhe trouxessem um sábio para lhe explicar o que este sonho significava. O sábio ao ouvir o sonho prontamente lhe respondeu... meu senhor isto quer dizer que para cada dente perdido o senhor perderá um parente!!! O Sultão falou que ele estava louco e ordenou que seus guardas punissem este sábio com 100 chibatadas em praça pública.
Não satisfeito com a resposta... o Sultão mandou chamar outro sábio para lhe explicar o mesmo sonho. Este sábio ao ouvir o sonho, informou o Sultão que ele teria vida longa e viveria mais que seus parentes!!! O Sultão ficou satisfeito e muito feliz... e para recompensar o sábio, mandou lhe dar 100 moedas de ouro pela informação!!!
Tempos depois os sábios se encontraram e tornaram a falar sobre este caso. O primeiro sábio então perguntou o que o segundo sábio havia falado para o sultão para receber as 100 moedas de ouro enquanto que ele recebera 100 chibatadas. Foi aí que o segundo sábio falou o seguinte – “eu falei a mesma coisa que você, mas a forma como eu falei fez todo o diferencial, pois falei a verdade da maneira que ele precisava ouvir”!!!
2 comentários:
Viu professor!!!
Nem sempre a gente pode falar o que pensa!!!! Não precisa ficar apavorando a mente de seus alunos!!! huahuauhahua
Vanessa,
Se bem conversadinho... dá sim pra falar o que pensa e o interlocutor ainda sai feliz (mesmo que a informação não seja das mais agradáveis de se receber)!!!
Postar um comentário