quinta-feira, 29 de julho de 2010

Marketing Viral - Case TRIPLET BRAND 360º

Para quem não conhece, pode ficar despreocupado! Não estou falando de vírus ou daqueles famigerados SPAMs que infestam nossas máquinas com propagandas infrutíferas.

O marketing viral está associado ao conceito de promovermos um produto e ou serviço de uma maneira que a pessoa impactada sinta o desejo de passar isto adiante (viral). Geralmente acontece quando somos impactados de forma extremamente criativa ou até mesmo quando se configura como um benefício econômico financeiro (cupons desconto).

Veja o exemplo da mala direta que a Agência curitibana TRIPLET BRAND 360º (http://www.triplet.com.br/index2.htm) desenvolveu para prospectar clientes.


Dentro de uma relação de prospects, foram selecionados alguns para os quais a mala direta deveria ser enviada. Após o envio, fez-se um monitoramento dos acessos ao hotsite (http://www.contehistorias.com.br/) elaborado como complemento da estratégia de prospecção e com o intuito de buscar efetivar um elo de contato com o prospect.

O processo funcionava da seguinte maneira: receber mala-direta > entrar no hotsite > fazer o contato com a agência ou aguardar o contato da agência questionando sobre o envio da mala direta.
O propósito da peça era contar uma história. A história de que a concorrência do cliente está melando a cueca por saber que a agência TRIPLET está querendo fazer uma parceria com o prospect. E, a cueca melada foi pega pela agência, no lixo do concorrente e enviada ao prospect.

Resolvi divulgar este case aqui no FALATÓRIO (por isso ele já se tornou viral) porque acabei sendo um destes clientes que receberam a mala direta e, pelo simples fato de achar a idéia extremamente criativa e inusitada, entrei no hotsite e agendei uma reunião com o Thiago Accioly (triplet@triplet.com.br) ao qual agradeço a colaboração e autorização para publicarmos este post.

9 comentários:

Priscila C. Chinasso disse...

Show esse post sobre Marketing Viral, eim!!!
Muito bom mesmo... adorei!!!

erlon disse...

Bom ver açoes inteligentes com baixo custo!

Alexandre Júnior disse...

Pri e Erlon,
Obrigado por frequentarem o FALATÓRIO. Como imagino que boas ações de marketing passam por uma boa idéia, com custo relativamente baixo e alto impacto sobre o públivo alvo, sempre que souber de algo neste sentido vou procurar divulgá-las aqui.

Anônimo disse...

Na minha opinião esse case só prova que ao contrario do que a grande maioria das pessoas pensa, dinheiro não é tudo, mas sim criatividade, a idéia certa na hora certa, pode render muito mais do que uma grande soma em dinheiro, uma campanha publicitária proveitosa não depende somente de uma grande quantia em dinheiro mas sim de boas idéias, e não é preciso muito para uma boa idéia... Confesso que para mim, toda essa coisa de marketing é novidade, nada disso fazia parte do meu mundo “exato e tecnológico” dentro dos “talvez” ultrapassados conceitos de TI até muito pouco tempo atrás, mas hoje posso dizer que estou maravilhado com os resultados que podemos conseguir com as ferramentas certas na hora certa, e particularmente falando, quem abriu as portas desse mundo novo para mim foi você, alguém que desde o primeiro momento acreditou em mim em quanto profissional e me deu uma abertura um tanto quanto incomum nos dias de hoje para que eu pudesse mostrar o meu trabalho e de forma humilde, contribuir com meu conhecimento para um resultado melhor, e por isso sou muito grato, pois como eu disse, esse tipo de atitude não é nada comum nos dias de hoje. Tenho certeza que se existissem mais lideres como você no nosso atual mundo corporativo, muito mais empresas, fariam sucesso com seus produtos, pois por incrível que pareça o simples fato de “escutar” o que as pessoas dizem ainda é raro, grandes idéias vão para o lixo todos os dias pela falta de interesse e sensibilidade de pessoas em posição superior...

Além disso, tenho ainda a acrescentar como um profundo conhecedor dessa grande massa chamada internet, que blogs como o seu, que estão realmente focados em levar informação clara, objetiva, precisa e proveitosa independente do assunto relacionado, realmente fazem toda a diferença... Os meus parabéns para você em quanto líder, profissional e claro como bloggueiro... bem vindo ao mundo WEB, onde tudo está ao alcance de todos... só precisamos saber onde e como encontrar... Grande Abraço com ar de exemplo e admiração pela sua pessoa....

Alexandre Júnior disse...

Marcel,
Este foi sem dúvida o maior (risos) e mais elogioso comentário que recebi em meu blog. Acredito muito no seu trabalho. Você é a prova real de que minha tese sobre a implosão das pessoas dentro de suas caixinhas (setores) na empresa está acontecendo, e cada vez mais será obrigatória nas empresas. Espero que você já tenha esquecido que entrou na ALL NATURE pelo departamento de TI... hoje você é do Marketing e amanhã quem sabe nos ajudará a vender produtos... quer dizer, isto já está acontecendo também!!! Abraço e obrigado pelas palavras.

Cristiano Siben disse...

Ale, este foi o meio de abordagem mais inteligente e criativo que ja tive oportunidade de ver e presenciar. Abraços e obrigado por nos brindar com esta informação.

Alexandre Júnior disse...

Cristiano,
Obrigado pelo comentário... e a idéia é estar sempre buscando cases do tipo para ilustrar as diferentes estratégias de marketing possíveis para gerar RESULTADO.

Mazzoni disse...

AleJR... realmente interessante o apelo e o impacto da campanha. Pessoalmente acho um pouco agressivo, mas não deixa de ser uma quebra de paradigmas.
Parabéns pelo post.
Abraço

Alexandre Júnior disse...

Michel, a idéia é justamente primar pelo inusitado. A proposta da TRIPLET é contar uma história que envolva as pessoas de alguma maneira... e convenhamos que o fato é no mínimo curioso e desperta a atenção de nós em meio ao monte de propagandas que somos submetidos diariamente na empresa, com envio de malas diretas vazias e sem expressão!!! Abraço.

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